28
julho, 2021
3 Vantagens das vendas a prazo que você precisa considerar

Manter o fluxo de caixa equilibrado, gerando capital de giro, nem sempre é uma meta fácil de atingir.

Independente do tipo ou do tamanho do negócio, a melhor opção nunca é deixar de fazer uma venda, mesmo que ela seja a prazo.

Quando as vendas acontecem nessa modalidade, o valor da transação tende a demorar mais para chegar ao caixa da empresa e muitas vezes ainda chega de forma parcelada.

Analisando as vendas a prazo por esse ângulo nem sempre é possível visualizar as vantagens que elas têm. Preparamos este texto justamente para que você veja esse horizonte!

1 - Caixa mais organizado

A menos que antecipe recebíveis, o dinheiro de uma venda a prazo nunca entrará no caixa na hora.

Isso obriga seu negócio a ter o caixa organizado, pois, caso contrário, o desequilíbrio entre os gastos da empresa e a entrada dos montantes será inevitável.

Para que as vendas a prazo não comprometam a saúde financeira do negócio, mantenha sempre seus controles financeiros antecipados e atualizados.

2 - Clientes vêem o parcelamento como vantagem

A vantagem de comprar e não precisar pagar imediatamente é reconhecida por muitas pessoas como um diferencial importante.

De acordo com pesquisa da SPC Brasil, 79% dos consumidores brasileiros têm o hábito de parcelar as compras.

O estudo revelou ainda que o número médio de parcelas é definido pelo máximo que o lojista permite sem aplicar a taxa de juros, chegando a uma média de 6,3 parcelas. 

Outro dado importante é que 46% dos entrevistados não têm medo de longos parcelamentos, e, ao contrário, vê essa condição de compra como uma vantagem. 

3 - Ajuda a fidelizar clientes antigos

Se para os clientes novos as vendas a prazo funcionam como um atrativo, para os clientes antigos a condição tende a ser avaliada como uma vantagem a mais.

Você já sabe o valor de um cliente fidelizado, por isso é bom saber também que boa parte deles gosta do número elevado de parcelas.

Isso porque, na visão dos consumidores que têm a modalidade como preferência, mais prazo é igual a valores menores das prestações, garantindo tanto a compra do bem ou a contratação do serviço quanto trazendo a possibilidade de comprar ou contratar mais.

Importante ressaltar ainda que vender a prazo ainda ajuda a construir uma imagem positiva do seu negócio na cabeça dos consumidores, pois é um indício importante de solidez e organização.

Gostou de avaliar as vendas a prazo por esses diferentes ângulos? Então você vai gostar mais ainda de saber que não precisa ter dinheiro em caixa sobrando para viabilizar as vendas a prazo.

Com a Express você antecipa os recebíveis e recebe a vista, mesmo que o consumidor tenha escolhido o prazo como forma de pagamento. 

Quer saber mais sobre como podemos ajudar a aumentar a liquidez e otimizar melhor os recursos do seu caixa? Entre em contato conosco!

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