25
agosto, 2022
Saiba por que é cobrado IOF para compras internacionais no cartão de crédito

Saber sobre IOF para compras internacionais geralmente é uma preocupação de alguém que fez compras no exterior (de forma física ou pela internet) com um cartão de crédito nacional e recebeu “uma surpresinha” na fatura.

Pois é, você acabou de descobrir um dos tributos cobrados nesse tipo de transação.

Se você quer saber por que isso aconteceu, bem como, entender como o IOF funciona, siga conosco neste texto.

O que é IOF?

O IOF tem como finalidade controlar a oferta e demanda de crédito no Brasil, incidindo sobre operações de seguros, valores imobiliários, títulos, crédito e câmbio.

Vale ressaltar, que as taxas e o valor do IOF são diferentes para cada tipo de transação realizada e que ele é um fator determinante no valor final para a compra de moedas estrangeiras.

Este tributo é destinado ao Governo e é uma das maiores fontes de arrecadação Federal. Além de gerar receita, ele serve como um dos principais medidores de desempenho da movimentação econômica do país.

Assim, o Governo determina a demanda por crédito e analisa quais atitudes tomar para melhorar a economia.

Quando o IOF é cobrado?

Este tributo só é cobrado em situações que são caracterizadas como operações financeiras.

O que você não sabia, era que compras internacionais são classificadas como transações deste tipo.

A título de conhecimento, listamos abaixo outras situações que também são consideradas:

  • Compra ou venda de moedas estrangeiras (operação de câmbio);
  • Contratação de financiamentos ou empréstimos;
  • A operação de resgate de um investimento;
  • A realização de um seguro.

Alíquota de cobrança do IOF

A alíquota do IOF varia conforme o tipo de operação, de acordo com as informações abaixo:

  • Compras internacionais: alíquota de 6,38%.
  • Operação de câmbio (compra de moedas estrangeiras): alíquota de 1,1%, que incide sobre o montante transacionado em moedas, como o dólar, por exemplo.
  • Financiamentos e empréstimos: alíquota de 0,38% fixo na contratação + 0,0082% ao dia no caso de pessoas físicas e 0,041% para empresas.
  • Investimentos em CDBs / Tesouro Direto: a alíquota é regressiva conforme os dias que o dinheiro se mantém investido, começando em 96% no primeiro e chegando a 0% após 30 dias. A taxa se aplica aos rendimentos obtidos e não ao valor total investido.
  • Seguro: varia conforme a categoria, mas em seguros de vida o percentual é de 0,38%, enquanto em seguros de bens é de 7,38%.

Bom, se você leu as informações acima com atenção, deve ter percebido que a taxa de IOF para compras internacionais é bem alta, não é verdade?

Para calcular o IOF sobre aquisições no exterior é muito simples. Basta multiplicar o valor total do produto comprado pela taxa, como no exemplo abaixo:

Valor do produto: 1000.00 R$

Alíquota: 6,38%

Valor do IOF: 1000 x 6,38%= 63,80 

Por que é cobrado IOF para compras internacionais?

Como vimos anteriormente, é cobrado IOF para compras internacionais, devido a essa atividade ser considerada uma operação financeira, mais precisamente por envolver taxas cambiais.

No momento em que você faz a compra de um produto no exterior com a moeda nacional, isso indica uma compra de moeda estrangeira, mesmo que indiretamente.

De forma mais sucinta, os impostos que incidem sobre esse tipo de operação visam proteger o mercado interno brasileiro.

Além do mais, se as mercadorias internacionais não fossem taxadas, os produtos brasileiros seriam deixados de lado, gerando prejuízos para os fabricantes nacionais e assim, desaquecendo a economia local.

Mas esta não é a única operação que pode gerar IOF no seu cartão de crédito. Além desta, existem outras movimentações que também são consideradas transações financeiras e que podem acarretar em IOF.

Algumas delas são:

  • Realizar saques com o cartão;
  • Atrasar o pagamento da fatura;
  • Financiar o pagamento da fatura;
  • Realizar somente o pagamento mínimo da fatura;
  • Contratar um empréstimo pelo cartão de crédito;
  • Realizar uma compra acima do limite de cartão.

iof para compras internacionais

Dicas para evitar problemas com IOF em compras no exterior

Sofrer com esse tipo de complicação, geralmente, é decorrência da falta de informação e de planejamento, principalmente, quando envolve viagens ao exterior.

Inclusive, temos um conteúdo aqui no blog onde falamos sobre como planejar uma viagem internacional. Será interessante conferir caso queira se preparar adequadamente para isso.

Além do mais, algo que pode ser mais vantajoso nesse tipo de situação é fazer uma negociação antecipada para a compra de moedas estrangeiras, através de uma casa de câmbio.

Aliás, esta também é uma solução que a Express oferece! Tratamos com maior riqueza de detalhes sobre o funcionamento do nosso serviço de câmbio neste outro texto: negociação de câmbio para viagem.

A dica principal que deixamos com este conteúdo é: antes de fazer qualquer compra internacional, seja presencialmente ou online, busque todas as informações que puder, para evitar qualquer tipo de transtorno.

No caso de viagens para o exterior, planeje uma negociação de câmbio de moedas apenas com casas cambiais credenciadas pelo Banco Central, como a Express, para garantir um bom negócio, bem como, a sua segurança financeira.

—---

Chegamos ao fim de mais um conteúdo. Esperamos que ele tenha trazido maior clareza sobre o funcionamento do IOF para compras internacionais.

Siga-nos no Instagram e no Facebook para acompanhar outros conteúdos úteis!

Nos vemos no próximo texto!

voltar
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!