Seu faturamento segue um ritmo constante, mas os custos estão aumentando? Se essas características lhe soaram familiares, as chances de sua empresa estar estagnada são grandes.
Um cenário de funcionários satisfeitos, com produtos ou serviços que tenham uma boa aceitação no mercado e onde a carteira de clientes se mantenha estável pode até parecer satisfatório à primeira vista.
Se esse é o caso do seu negócio, mas você constantemente se pergunta “por que o faturamento da minha empresa não aumenta?”, é importante saber desde já que em algum momento seu negócio pode ter parado do tempo.
O mais importante de tudo é que uma empresa estagnada dá sinais. Hoje você vai descobrir quais são eles e o que pode fazer para voltar à trilha do crescimento.
1 Estabilidade é diferente de estagnação
Os problemas se repetem, os anos passam mas o faturamento não muda, os clientes são os mesmos e tanto você quanto os funcionários já entraram na chamada zona de conforto.
A primeira lição importante é reconhecer que sinais como esses não indicam estabilidade para o negócio e sim estagnação.
Mesmo que todas as características da sua empresa estejam na ponta da língua, você precisa se manter constantemente por dentro de tudo o que está acontecendo ao seu redor. Só assim perceberá esses sinais.
2 Tenha um planejamento estratégico
Faturamento estável e sempre linear. Essa é mais uma prova importante de estagnação. Romper essa barreira requer reconhecer que essa situação pode ser um impulso para investir em uma nova tecnologia ou no lançamento de um novo produto ou serviço, por exemplo.
Qualquer novidade é bem-vinda para trazer movimento à sua empresa. Por isso, estar sempre atento às mudanças do mercado e ao que funcionários e consumidores relatam sobre os produtos e serviços é tão importante quanto avaliar os números do caixa.
Mas nunca trabalhe sem estratégia. Estar informado sobre os rumos do mercado, observando tendências e o posicionamento dos seus concorrentes, garantirá que sua empresa não dê um passo maior do que a perna, passando da estagnação para uma situação delicada.
Mantenha a missão, a visão e os valores tão presentes no seu dia a dia quanto às metas de curto, médio e longo prazo. Seus objetivos precisam ser claros e alcançáveis, com prazos estabelecidos e com toda a equipe engajada para o alcance deles.
3 Expanda suas fronteiras
Já dissemos aqui que clientes fidelizados valem muito. Apesar de se preocupar em cuidar bem deles, sua empresa não pode esquecer de buscar novos clientes para fidelizar também e manter essa lista aumentando sempre.
Ter a mesma carteira de clientes há um bom tempo é mais um sinal de que a sua empresa está estagnada.
Para que mais pessoas cheguem até você, vale tanto utilizar estratégias como o Marketing Digital para divulgar a sua empresa, produtos ou serviços quanto apostar em novos canais de venda.
4 Um olho no mercado, outro na equipe
A equipe parece ter entrado no modo automático e está agindo sempre da mesma forma? Já parou para pensar que os profissionais que tomam a frente do seu negócio também precisam entender que têm oportunidades de crescer junto com a sua empresa?
Treinamentos, benefícios, programas de recompensa e reconhecimento são ótimas estratégias para motivar os colaboradores e reter os melhores profissionais na sua equipe.
O crescimento da sua empresa passa de forma importante pelas mãos dos colaboradores. E, nas mãos de uma equipe talentosa, não há nada que possa barrar o sucesso.
5 Fornecedores e parcerias
O sucesso dos negócios só é alcançado com o trabalho das pessoas. Mesmo que não estejam presentes no dia a dia, os fornecedores e parceiros também dizem muito sobre um negócio estagnado.
Aqui, não estamos querendo dizer que manter os mesmos fornecedores e parceiros é ruim. Mas, se a qualidade dos produtos e serviços oferecidos por eles já não é a mesma de 20 anos atrás, está mais do que na hora de falar sobre isso e, se preciso for, buscar novas alternativas que se adequem às metas de crescimento que você estabeleceu.
Notou que sua empresa está estagnada e não sabe o que fazer? Certamente ficar parado não é a melhor resposta. Entre em contato conosco e descubra tudo que um parceiro de negócios pode fazer para tirar você dessa situação.