Você conhece as características que envolvem a compra de moedas para viagem?
Atualmente, a compra e venda de moedas estrangeiras podem ser feitas de maneira totalmente virtual. Porém, elas devem ser feitas em ambientes regulamentados, os quais garantem segurança e legitimidade ao processo.
Alguns exemplos de formas de transações comerciais em moedas estrangeiras são através do cartão de débito, compra de dinheiro em espécie, em loja física ou casas de câmbio, as quais ocorrem legalmente e com taxas de câmbio confiáveis.
Para isso, também é fundamental saber calcular quanto você receberá no câmbio da moeda nacional para a moeda estrangeira, e existe uma forma bem simples de fazer isso. Leia o texto a seguir e descubra!
Diferenças entre o dólar de turismo e dólar comercial
As taxas de câmbio praticadas são denominadas conforme a natureza das operações. Por isso, é necessário entender as principais diferenças entre os dois tipos de transações que envolvem o câmbio estrangeiro.
O dólar turismo descreve as negociações de compra e venda de moeda para viagens internacionais, normalmente em espécie. Ele também pode ser chamado como câmbio turismo ou mercado flutuante.
O dólar comercial envolve as transações financeiras por meio de ordens de pagamento, seja para operações de importação, exportação ou transferências de recursos. Também é comumente chamado de câmbio comercial ou mercado livre.
As cotações relacionadas ao câmbio turismo costumam ser mais caras que o dólar comercial, devido às transações do primeiro serem, em grande parte, em papel-moeda, o que envolve mais riscos e custos que as operações digitais.
Como funciona a compra de moedas estrangeiras
Para fazer a sua compra de moedas estrangeiras, é necessário primeiramente procurar um banco, corretora ou instituição autorizada pelo Banco Central do Brasil a operar no mercado de câmbio.
Existem algumas regras importantes
Nas negociações de até US$3 mil, o cliente precisa apresentar apenas documentos referentes à sua identificação
IMPORTANTE: O pagamento somente deve ser feito via PIX ou transferência bancária. Isso porque são opções muito mais seguras do que transitar com dinheiro em espécie.
No Brasil, as taxas de câmbio podem variar conforme a oferta e a demanda da moeda estrangeira. Por isso, acompanhar o mercado e fazer um planejamento contribui para operações financeiras bem-sucedidas. Faça as suas pesquisas e se prepare para negociar no modelo que melhor te atenda.
Mais do que isso, aprenda a calcular uma média do valor que você terá após a transação. Isso pode ser feito através de uma conta simples. Veja a seguir.
Faça uma média de compra
Quer fazer a compra de moeda estrangeira da melhor forma possível? Então aprenda a fazer uma média de compra.
O que é isso?
Quando falamos de média de compra aqui na Express significa que você deve ir comprando a moeda estrangeira aos poucos ao longo dos meses antecedentes a sua viagem.
Isso porque, se você deixar para comprar tudo de uma vez só, pode acabar perdendo a compra da moeda por um valor menor, coisa que você evita ao fazer uma média da taxa de câmbio ao longo dos meses.
E aí, gostou das nossas dicas sobre a compra de moedas estrangeiras? Em nosso blog você encontrará mais informações como essa. Clique aqui e acesse agora mesmo.
Siga a Express no Instagram e fique por dentro das últimas novidades.
Até a próxima!