30
março, 2020
Como economizar na compra do dólar?
Estados Unidos, Equador e Panamá. Você sabe o que estes países têm em comum? É que se qualquer um deles for o destino da sua viagem de férias, será necessário ter dólar para fazer as transações.  Mesmo que o dólar não seja a moeda oficial do país para o qual você vai viajar, ele possivelmente será seu recurso para aquisição de moeda local.  Moeda estrangeira em espécie também é sinônimo de economia. Por isso, se já está comparando os valores das passagens aéreas e das diárias no hotel, não esqueça de incluir o câmbio na lista.  Para economizar na compra do dólar é preciso ir além da pesquisa do valor diário da cotação. Afinal, com apenas esse dado você consegue ter segurança sobre a melhor hora para efetuar a compra? Pensando nisso, reunimos orientações importantes sobre o câmbio do dólar, não deixe de conferir.  

Dólar comercial X dólar turismo

Dólar é a denominação oficial da moeda e sim, só existe uma. A classificação "comercial" ou "turismo" tem a ver com a forma como a moeda norte-americana é utilizada.  O dinheiro para a sua viagem será o dólar turismo, que tem um valor mais alto do que o comercial porque já inclui impostos e taxas.  Já o dólar comercial é utilizado nas operações econômicas do governo e das empresas, a exemplo das importações, exportações e transferências financeiras.  Utilizar dólar comercial para viajar não é permitido pelo Banco Central do Brasil (Bacen), autoridade monetária do Brasil.   

Pesquise a reputação da instituição

No site do Bacen é possível fazer uma série de pesquisas importantes para escolher um local confiável para fazer o câmbio.  Além disso, comprar moeda em casas de câmbio é mais barato do que em bancos, pois os valores das taxas de administração são menores. No entanto, é preciso se certificar de que a instituição financeira é autorizada pelo Banco Central, isso indica que ela atua de forma legítima.  Jamais compre dólar paralelo. É uma modalidade ilegal e por isso envolve muitos riscos.  Adquirir notas falsas, contribuir para o comércio ilegal e ser acusado em crimes como sonegação fiscal, evasão de divisas e lavagem de dinheiro são alguns exemplos dos crimes cometidos quando se opta por esta modalidade.  

Faça uma estimativa dos gastos

Quanto você gastará com as diárias? Quais são os passeios que não podem faltar? Em quais restaurantes você pretende ir? Que valor reservará para compras e presentes?  Um bom planejamento financeiro da viagem inclui ainda uma margem para imprevistos. Por mais que seja difícil gastar exatamente quanto planejou, é fundamental cumprir essa etapa para saber quanto dinheiro será necessário comprar.  Quando opta por fazer o câmbio no exterior, você ainda corre o risco de comprar em um momento de alta ou mesmo de se deparar com um contexto onde o Real é desvalorizado.  

Compre com antecedência

Assim que decidir viajar para o exterior e depois de pesquisar a autenticidade da casa de câmbio, faça uma visita.  Ter tempo para avaliar as vantagens de negociar com determinada instituição pode render a você excelentes orientações, garantindo transações com excelente custo-benefício.

Ficou com alguma dúvida? Fale com a gente!  
voltar
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!