22
outubro, 2021
Especialista Express explica o conceito de Educação Financeira!

Você já deve ter ouvido falar que tudo em excesso faz mal, não é verdade? Inclusive economizar demais! A educação financeira trata exatamente disso, do equilíbrio necessário para uma vida mais tranquila.

Por isso, hoje vamos conversar sobre como levar em consideração o custo versus benefício de produtos ou serviços em relação à rotina pessoal, ou seja, como a economia pode ser uma grande aliada, quando ponderada, para a saúde financeira e mental. 

A educação financeira é uma prática que permite que você planeje gastos, guarde dinheiro e organize as contas para chegar ao final do mês no azul. Mas, acima de tudo, é saber onde investir o seu dinheiro para que o "barato não saia caro".

Veja, a seguir, as 3 dicas do especialista Express sobre educação financeira:

Barato versus Caro: qual é a medida certa desta equação?

Quem nunca deixou de sair de casa para economizar, abrindo mão de momentos importantes de lazer com um único objetivo: poupar dinheiro. Pois é! Muita gente! Mas se privar de fazer o que ama pode ser um problema em outros setores da sua vida.

Lembre-se: a sua saúde mental influencia diretamente na vida financeira. Quando estamos deprimidos, tendemos a fazer mais compras ou gastar dinheiro em coisas "supérfluas". 

Por isso, a educação financeira ensina que poupar nem sempre é a solução, o equilíbrio é! 

educação financeira

Outra discussão que entra nesse cenário é a decisão por um produto por conta do preço - e não pela qualidade. Quem nunca caiu nessa "cilada"?

Comprar um produto mais barato pode ser sinônimo de dor de cabeça se o preço não estiver alinhado com a qualidade esperada. A durabilidade do item ou o resultado do serviço estão diretamente relacionados com a relação custo versus benefício. 

Saiba que investir em serviços e produtos que podem parecer mais caros agora, significa um futuro gasto inexistente com trocas, devoluções, sem falar na tranquilidade que evita reclamações. 

Cortar gastos em saúde e em educação é uma opção?

Qual é o primeiro item que você costuma cortar da lista de despesas quando o orçamento aperta? Despesas básicas não devem entrar nesse repertório. O que você precisa fazer, se for o caso, é reduzir gastos nessas categorias. 

A educação financeira ensina que para tudo fluir com mais tranquilidade, você precisa economizar nos lugares certos

Com inteligência emocional e financeira alinhadas você consegue economizar e ainda manter uma reserva de emergência. Sim, isso é possível! Já falamos no blog sobre alguns hábitos empresariais necessários para alcançar esse patamar. Para ler é só clicar aqui.

A Express pode ajudar a sua empresa a definir esses pontos cruciais, para que você se sinta livre para curtir a vida com tranquilidade. 

Valor ao que te traz valor: essa é a fórmula da educação financeira!

Por fim, vale ressaltar que o importante é dar valor ao que te traz valor. Poupar é bom, mas cortar totalmente os gastos em práticas que te trazem benefícios reais como conhecimento ou felicidade são drásticas demais e podem trazer muito mais malefícios do que benefícios.

O segredo é ter equilíbrio para poder manter o que te faz bem e feliz. 

Por exemplo, você paga um plano mensal de academia? Que tal pagar uma taxa anual com um valor muito mais baixo para economizar com inteligência e sem deixar de praticar atividades físicas, tão importantes para o bem-estar geral?

Com ajuda financeira a sua vida pode descomplicar! Invista em conhecimento para tomar as decisões mais acertadas. 

A dica final do especialista Express são esses livros, para você se aprofundar ainda mais no assunto: O Investidor Inteligente, Pai Rico, Pai Pobre e Os Segredos da Mente Milionária

Gostou do conteúdo? Então siga a Express nas redes sociais Instagram e Facebook. Te esperamos por lá!

voltar
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!