20
outubro, 2022
Estratégias de investimento para iniciantes: conheça boas opções

É muito comum ficar confuso com estratégias de investimento quando você está apenas iniciando nesse universo.

Pensando nisso, a Express S.A preparou um conteúdo exclusivo para você, onde iremos mostrar boas alternativas de curto e longo prazo, para facilitar o seu aprendizado.

Curtiu a ideia do conteúdo? Então prossiga com a leitura do texto!

estratégias de investimento

3 estratégias de investimento de curto prazo

Para pessoas ansiosas, que desejam colher resultados de uma forma um pouco mais rápida, valorizando a segurança, as três estratégias de investimento a seguir podem ser ótimas escolhas.

1 - LCI

As Letras de Crédito Imobiliário (LCI)  possuem isenção de IR. É possível encontrar investimentos em LCI de curto prazo (180 a 365 dias), os quais podem render acima de 100% do CDI.

Com o CDI se mantendo em uma média de 1% ao mês, é uma rentabilidade interessante, levando em consideração o período de investimento, sem falar que ainda ultrapassa o rendimento da poupança.

O resgate pode ser feito após 180 dias, a depender do contrato realizado e conta com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) até o limite de R$ 250 mil por CPF ou CNPJ.

Saiba mais sobre o FGC aqui!

2 - LCA

Da mesma forma que as LCIs, as Letras de Crédito do Agronegócio também são isentas de Imposto de Renda.

É um título de renda fixa emitido pelos bancos com o objetivo de financiar o setor do agronegócio. Sua data de vencimento e taxa de rentabilidade são estabelecidos no momento da compra, sendo que este também é um investimento protegido pelo FGC.

Um detalhe importante, é que tanto LCIs, quanto LCAs, também podem fazer parte de estratégias de investimento de longo prazo.

3 - CDB

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é uma aplicação na qual você empresta dinheiro aos bancos.

Ele tende a ter melhor rentabilidade, acima de 130% do CDI, quando emitido por bancos médios e pequenos.

O CDB quase sempre possui um período de carência para resgate, que deve ser respeitado para obter o máximo de rentabilidade possível. Mas também existem alguns CDBs de liquidez diária. 

Este é outro investimento que conta com a cobertura do FGC.

3 estratégias de longo prazo

Agora, para pessoas mais despreocupadas que não se importam em esperar um pouco até poderem sacar seus rendimentos, consideramos as três estratégias de investimento abaixo boas opções.

1 - Tesouro direto

Este é um tipo de investimento de longo prazo mais seguro e acessível. Sendo que com uma aplicação mínima de R$ 30, você já consegue investir nele.

Esta é uma das principais estratégias de investimento de longo prazo, para quem quer fugir da poupança sem correr riscos.

De forma sucinta, é como se fosse um empréstimo que o investidor faz ao governo federal comprando títulos públicos. Em troca, ele recebe o valor  investido com juros. 

No tesouro direto, quanto mais tempo o dinheiro fica investido, maior é a rentabilidade do título. Além disso, a retenção do Imposto de Renda cobrado também varia de acordo com o período que o dinheiro permanece investido.

2 - Bolsa de valores

Ao contrário das estratégias de investimento anteriores, esta já envolve um alto risco, pois se trata de uma aplicação de renda variável.

Apesar disso, ela é considerada uma ótima alternativa de investimento a longo prazo, principalmente, para as pessoas que sabem analisar o comportamento do mercado, identificando empresas com potencial de valorização.

Em suma, este modelo de investimento consiste em comprar ações, mantê-las na carteira durante períodos de oscilações e vendê-las em momentos oportunos.

Esta aplicação oferece ganhos e riscos igualmente altos. Por esse motivo, ele é recomendado para investidores de perfil agressivo e que já possuem alguma expertise no mercado, para lidar com essas oscilações de perdas e ganhos.

3 - Fundos imobiliários

Os fundos imobiliários são uma alternativa segura para quem quer investir no mercado imobiliário, sem ter que comprar um imóvel para isso.

Esse tipo de investimento funciona como um “condomínio” de investidores, administrado por um gestor que procura as melhores oportunidades no mercado para fazer a aplicação do dinheiro no fundo.

Em outras palavras, o investidor compra cotas e recebe a distribuição dos rendimentos mensais, como se fosse um aluguel.

Muito interessante, né?

Ademais, esperamos que você tenha descoberto boas estratégias de investimento através deste artigo.

Siga a Express S.A no Instagram e no Facebook para acompanhar outros conteúdos.

Nos vemos em um próximo texto!

Leia ainda: Como economizar na compra do dólar?

voltar
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!