O adiantamento de recebíveis é um recurso financeiro que pode ser acionado para receber antecipadamente valores de vendas que foram feitas em parcelas ou a prazo, seja em cheques, carnês ou duplicatas.
Ao solicitar essa antecipação dos valores, você recebe o dinheiro que seria pago somente mais para frente. O que isso significa? Que essa estratégia de gestão financeira te ajuda a otimizar o fluxo de caixa e movimentar o capital de giro.
O adiamento é uma ótima ferramenta para manter em dia as obrigações com fornecedores, empregados e demais responsabilidades fiscais. Ainda, com essa opção de crédito empresarial, você mantém o negócio funcionando e evita juros abusivos!
Mas, atenção! Avalie bem a necessidade de recorrer a esta estratégia, afinal, embora ela seja bastante comum e frequente, ela precisa ser acionada em casos de real necessidade e não para manter a saúde financeira da empresa.
No blog da Express S.A de hoje, nós iremos te mostrar como usar o crédito a favor do seu negócio, sem prejudicá-lo financeiramente! Entenda melhor:
A cautela é importante na hora de decidir pelo adiantamento de recebíveis!
Sim, de fato, ao usar essa linha de crédito o empresário precisa saber que há uma taxa sobre os valores adiantados. Verifique com a empresa qual a porcentagem aplicada sobre o valor a receber. Por isso é importante sempre avaliar a necessidade real ao solicitar esse serviço.
Se usado sabiamente, a antecipação de recebíveis pode ser uma excelente opção estratégica e uma oportunidade de aumentar o fluxo de caixa da empresa. Por isso, a dica do especialista Express é seguir o seguinte fluxo:
- Avaliar o que é melhor para o seu negócio
- Planejar antecipadamente os gastos da empresa para não precisar recorrer ao recurso com frequência
- Fazer uma correta gestão de caixa
- Realizar cobranças de contas atrasadas
- Implementar novas estratégias de vendas
Lembre-se que boas práticas financeiras incluem a correta gestão empresarial, inclusive de recebíveis!
Então, como usar o crédito a favor do negócio?
É muito simples! Busque uma empresa de solução financeira que forneça boas condições para recebimento desse crédito (com negociação dos valores) e faça a avaliação correta da necessidade dessa estratégia financeira.
Novamente: o recurso deve ser adotado como prática principalmente em momentos de aperto ou de processos de inovação dentro da empresa. Caso contrário, busque outras alternativas, como o auxílio de profissionais capacitados para auxiliar na estabilização do fluxo de caixa!
Inclusive, neste ponto, vale fazer uma distinção entre o que é empréstimo e a diferença para a antecipação de recebíveis. Essa separação precisa estar bem clara para você na hora de solicitar qualquer uma das alternativas.
Empréstimo ou antecipação de recebíveis?
O empréstimo é definido de acordo com a nota de crédito daquela empresa. Assim, o dinheiro recebido depende dessa avaliação e deverá ser devolvido (parcelado ou não) com uma determinada taxa de juros. Essa taxa depende do risco para quem está emprestando o valor.
Ou seja, o dinheiro que é recebido não é da própria empresa, como no caso da antecipação de recebíveis, mas sim de instituições financeiras, como o banco.
Já na antecipação de recebíveis, o valor recebido é da própria empresa, assim, o risco é muito menor para quem realiza a operação (por isso o juros, geralmente, menor). Veja algumas vantagens:
- Costuma ter juros mais baixos que outras linhas
- A contratação do recurso é mais simples e menos burocrática
- Rapidez para acionar o recurso
- Quanto menor o valor e o tempo dessa antecipação, menor também serão as taxas de juros.
Assim, avalie o que é melhor para o seu negócio, de acordo com a saúde financeira da empresa!
—----
Esse foi o blog de hoje sobre adiantamento de recebíveis!
Quer saber mais sobre o assunto? Converse com a gente! Teremos o maior prazer em te atender! Entre em contato com a Express S.A!