A dica da Express S.A de hoje vai para pequenos, médios e grandes empreendedores! Planeje as suas ações de modo estratégico e esteja atento às transformações e tendências do mercado. Ou seja, entenda como fazer análise SWOT, também conhecida como FOFA, para vender mais!
É isso mesmo! Com a análise SWOT você vai conseguir identificar os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças potenciais ao seu negócio. Com esse panorama estratégico, você vai conseguir ter uma visão muito mais ampla do seu empreendimento, para conseguir projetar o futuro e alcançar novos desafios profissionais.
Essa ferramenta estratégica é fundamental e muito utilizada, tanto para fins pessoais quanto profissionais. E, a partir de agora, ela será a sua mais nova aliada: saiba como!
O que é análise SWOT/FOFA e qual a sua importância?
Essa ferramenta estratégica pode ser resumida da seguinte forma:
Em inglês: strengths, weaknesses, opportunities e threats.
Em português: forças, oportunidades, fraquezas e ameaças.
Ela auxilia o empreendedor a compreender o seu próprio sistema de gestão (pessoal) e o da empresa (profissional). Ao identificar pontos que precisam ser melhorados e oportunidades de mercado, é possível se destacar e sair à frente da concorrência.
A sua importância está na visão mais ampla de onde você está e de como dar o próximo passo. A representação visual disso é mais um benefício dessa estratégia. Veja um exemplo de como ela funciona:
Essa matriz SWOT é um exemplo de como você pode aplicar a estratégia. Mas, antes, que tal aprender mais sobre cada um desses pontos? Veja a nossa explicação abaixo e esse vídeo que também ensina como fazer análise SWOT, passo a passo.
Resumo de como fazer a análise SWOT
Strengths ou Forças
Esse critério identifica iniciativas de alto desempenho da empresa. Ele também se refere a vantagens, tanto internas como externas. Dito de outra forma, são forças competitivas que fazem com que a empresa se destaque no mercado.
Por isso, olhar para elas ajuda a entender o que funciona e o que pode ser, até mesmo, aprimorado. Entender o que dá certo é o primeiro passo para compreender o seu consumidor.
Weaknesses ou Fraquezas
Além de analisar as forças, você também precisará entender o que não faz ou deixa a desejar enquanto empresa. As fraquezas são as iniciativas internas com desempenho baixo e que precisam ser melhoradas para que a empresa alcance os objetivos e resultados esperados.
Identificar o que precisa ser ajustado e como fazer isso, auxiliará você a prospectar um futuro de oportunidades, que é o nosso próximo assunto.
Opportunities ou Oportunidades
As oportunidades podem ser forças otimizadas, fraquezas melhoradas ou mesmo variáveis do cenário externo que tem o potencial de colocar a sua empresa em vantagem competitiva. Ou seja, são elas que têm a capacidade de melhorar a posição do empreendimento no mercado.
Encontrar e analisar as oportunidades significa vislumbrar ações que impactem de forma positiva na atual situação da empresa, visando uma otimização das vendas a longo prazo.
Threats ou Ameaças
As ameaças são problemas que precisam de uma atenção especial do gestor. Elas são externas, diferentemente da fraqueza que é interna e pode ser ajustada. Se relaciona com qualquer fator que abale o seu empreendimento, como: entrada de novos concorrentes, pandemia, cenário local fraco, etc…
Identificar essas ameaças antes que se tornem um motivo de preocupação é essencial e te ajudarão a desempenhar um melhor papel na tomada de decisões sobre riscos a serem enfrentados.
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Esperamos que esse resumo sobre como fazer análise SWOT te ajude a pensar estrategicamente sobre o seu plano de negócios.
A grande lição aqui é estar sempre à frente para crescer como equipe e como organização!
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